O CEO da Meu Locker, Gabriel Peixoto participou, essa semana, do PodCast Saber Viver, onde abordou temas como inovação, empreendedorismo e o papel dos lockers inteligentes. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) o rápido crescimento do setor de comércio eletrônico no Brasil, que deve alcançar um faturamento de cerca de R$ 204 bilhões este ano. Com o aumento das vendas online, o valor médio das compras também segue uma tendência de alta, podendo chegar a R$ 492 por transação.
Esse crescimento exponencial trouxe à tona desafios relacionados ao last mile, o último passo da entrega de um produto ao cliente. Segundo ele, essa etapa muitas vezes gera preocupações nos consumidores, especialmente em relação à segurança e à entrega no horário correto. Ele ressaltou que uma das soluções mais promissoras para esse problema são os lockers inteligentes, que oferecem segurança, privacidade e praticidade ao consumidor, permitindo o armazenamento e a retirada de mercadorias em locais seguros por meio de chaves digitais.
Durante sua participação, o CEO também comentou que o Brasil está apenas começando a ampliar os pontos de instalação dos lockers inteligentes, com uma atenção especial para condomínios residenciais, onde há uma demanda maior por soluções de logística interna e segurança. “A principal vantagem dos smart lockers é superar o desafio da ‘última polegada’, assegurando que o produto chegue de forma segura até o cliente dentro do condomínio”, explicou Gabriel Peixoto.
Essa tecnologia já está sendo integrada a novos projetos imobiliários, evidenciando uma mudança no comportamento dos consumidores e maior eficiência no last mile. “O fato de novos empreendimentos já incorporarem os lockers inteligentes em seus planejamentos valida que essa tecnologia veio para ficar”, concluiu o CEO.